Não passa um dia que eu não ouço, leio ou faço uma pergunta sobre a dieta cetônica . E não é de admirar: há muita propaganda sobre os resultados dramáticos.

A dieta cetônica (abreviação de dieta cetogênica) é um plano alimentar com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos. Ao privar seu corpo de carboidratos, sua fonte preferida de energia, você o força a usar gordura como combustível. Isso faz com que o fígado produza corpos cetônicos, que suas células podem usar como energia. Estar nesse estado prolongado de usar gordura como energia é chamado de cetose .

Quando se trata de perda de peso, é eficaz. Isso porque o corpo queima muitas calorias transformando gordura em energia, e a digitação de carboidratos leva a uma rápida queda no peso da água. Seu apetite também é entorpecido pela ingestão de muitos alimentos ricos em gordura, e você está eliminando uma grande quantidade de alimentos (e reduzindo drasticamente a variedade de alimentos que ingerimos), o que diminuirá o quanto você come.

Mas há um custo. Na verdade, há um punhado de coisas que tendem a surpreender as pessoas quando elas aprendem mais sobre a dieta cetônica. Então, se você está pensando em tentar, aqui estão algumas coisas que você deve saber:

Não é uma dieta rica em proteínas : algumas pessoas presumem que, como a dieta ceto é pobre em carboidratos, é o sonho de um amante de carne. Mas a dieta não exige muita proteína. A divisão típica é 75 por cento de gordura, 20 por cento de proteína e 5 por cento de carboidratos. Então, enquanto há espaço para o bife, seu foco principal é a gordura, como manteiga, manteiga de nozes e óleo de coco. E ainda não está claro se há riscos a longo prazo para a saúde de ingerir tanta gordura todos os dias, especialmente gordura saturada.

Os vegetarianos podem lutar : embora não seja uma dieta rica em proteínas, os vegetarianos ainda podem achar difícil satisfazer suas necessidades de proteína sem alimentos fora do limite, como grãos e grãos. E uma vez que alguns legumes contêm carboidratos, você não pode comê-los em quantidades infinitas no plano de ceto.

O que é uma dieta cetogênica?

A maioria das frutas é um não-não. Além de pequenas porções de frutas, frutas não são permitidas porque são ricas em carboidratos. Para ficar em cetose, você só pode comer cerca de 20 gramas de carboidratos por dia – e uma maçã grande tem 25.

Você pode ficar constipado. Ao rejeitar alimentos como grãos integrais, feijões e frutas de sua dieta, você está cortando ricas fontes de fibras. Outros efeitos colaterais comuns: Baixo teor de açúcar no sangue e um sentimento de “cabeça difusa” da falta de carboidratos.

Não deveria ser uma dieta para perda de peso . A dieta cetogênica foi desenvolvida há quase um século para tratar distúrbios convulsivos, como a epilepsia em crianças.

Pode ser socialmente isolante. Jantar em família, happy hour com amigos, festas e refeições em casas de outras pessoas são difíceis de administrar no keto. E como a perda de peso depende da permanência na cetose, na hora de ir e vir de festas, jantares ou simplesmente comer um sanduíche no pão, você vai se livrar da cetose.

Os benefícios são exagerados. Sim, a dieta dias provavelmente levará à perda de peso se for seguida. Mas todas as proclamações sobre o curando a acne, retardando os sinais de envelhecimento e prevenindo o câncer? A evidência simplesmente não está lá, então

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *