Scroll Top
Home | Emagrecer com METHA
Facebook | Emagrecer com METHA Google+ | Emagrecer com METHA Twitter | Emagrecer com METHA Instagram | Emagrecer com METHA YouTube | Emagrecer com METHA LinkedIn | Emagrecer com METHA
Pequenos Ajuste na Sua Alimentação, Grande Diferença em Sua Saúde!

Descubra em "Emagrecer: Verdades & Mentiras " - Ebook Totalmente Gratuito Com Mais de 60 Páginas de Pura Informação, As Principais Dúvidas Sobre Nutrição e Alimentação E Os Principais Motivos Fisiológicos De Você Não Estar Conseguindo Emagrecer de Vez.

Ebook Escrito Por Uma Especialista em Emagrecimento : Nutricionista + Coach (Life & Holossistêmico) + Instrutora de Autoconhecimento

Saiba Identificar Um Profissional Qualificado na Área do Coaching

Saiba Identificar Um Profissional Qualificado na Área do Coaching
Facebook Twitter Google+ WhatsApp

Saiba Identificar Um Profissional Coach Qualificado.

Fuja das armadilhas dos Pseudoprofissionais

Sabemos que o mercado na área do coaching vem crescendo muito. Em 6 anos o número de Coaches no Brasil cresceu em mais de 200%.

Isso se deve por diversas razões.

A primeira delas, na minha opinião se deve pelo fato de se tratar de um curso rápido, prático e que trás um retorno também rápido para aquele que se propõe a adotá-la como profissão.

Outro dia li na internet que se trata de um curso caro. Ao meu ver, se formos comparar o custo benefício de uma Universidade, em que uma pessoa levará em torno de 3 a 6 anos para concluir uma formação (dependendo da área escolhida), e se colocarmos isso num gráfico de custo benefício versus tempo, eu diria que a formação em coaching possui vantagens profissionais bem superiores quanto ao retorno.

Porém, somente fazer uma formação pelo que esta profissão trará de vantagens para o profissional não será suficiente para garantir o sucesso e nem tampouco o tornará capacitado para exercer a profissão com excelência.

Ser Coach ao meu ver é como se algo internamente chamasse esta pessoa a adotar esta metodologia em prol do seu semelhante. Pelo menos foi no meu caso. Antes, jamais tinha ouvido falar sobre coaching e foi justamente numa época em que estava totalmente insatisfeita com os resultados da minha profissão como Nutricionista. O momento foi perfeito quando fui apresentada a este novo mundo.

O segundo ponto é, mesmo uma pessoa tendo um titulo acadêmico, muitos estão se intitulando como Coach.

Você deve prestar bastante atenção nestes profissionais que agem desta forma, pois para uma formação em Coaching o profissional necessita estar embasado com técnicas próprias de instituições legalizadas.

Esta situação que vem sendo bastante preocupante no mercado desta área, e é de fundamental importância que você verifique a veracidade deste profissional pois você será o maior prejudicado com isso caso, venha a contratar um mau profissional.

Será um prejuízo tanto financeiramente quanto pessoalmente. E aqueles que levam esta profissão à sério é quem “levarão a fama”.

Quando se fala sobre o Coaching devemos exigir performance. Isto significa que o coaching será o processo que potencializará aquilo que você vem buscando mas que ainda não conseguiu até o momento.

Por esta razão o profissional que o atenderá deverá possuir qualidades para exercer esta função. Um profissional sem conhecimentos e experiências será incapaz de conduzi-lo as suas metas, causando assim insatisfação, desmotivação e prejuízo tanto financeiro como pessoal ou até mesmo empresarial.

Deixo aqui algumas dicas para que você se prepare antes de procurar um profissional na área de Coaching:

stack-of-books-1001655__180

#1- Observe se este profissional é realmente qualificado e se possível peça-o para provar a sua qualificação.

Não se sinta mal com isso, pois é de seu direito ter a certeza da veracidade do profissionalismo desta pessoa que você pretende contatar.

Afinal de contas é você o maior interessado no seu sucesso e que vai “bancar” as sessões de coaching, não é mesmo?

#2- Verifique a Instituição de formação deste profissional.

Muitos cursos de Coaching não possuem qualidades e nem uma formação de nível internacional.

A qualificação e reconhecimento Internacional garante a veracidade e aprovação das técnicas que serão aplicadas nas sessões de Coaching em você 

Cada Coach é único no seu modo de atender, isto é um fato, porém é fundamental que este profissional tenha conhecimento das técnicas de coaching para garantir que o cliente possa atingir suas metas com segurança, objetividade e clareza.

 

#3- Pergunte ao seu futuro “Coach” quem é o Coach dele.

womens-movement-511703__180

Entreviste-o. Se um Coach nunca precisou de um outro Coach achando que só quem precisa de Coaching é quem está com problemas, desconfie. Caia fora deste profissional pois a visão dele é limitada e muito provavelmente este profissional não será capaz de te conduzir aos seus objetivos com clareza. Fique atento!

#4- Verifique a linguagem que ele (a) utiliza ao conversar com você.

Um Coach não precisa ser um professor de Língua Portuguesa e nem tampouco um especialista na área do coaching. O principal é você perceber como este profissional poderá conduzir as sessões com clareza e objetividade. Com uma linguagem pobre, por muitas vezes acaba incomodando por excesso de gírias e vícios verbais, e com isso você, como cliente, acabará prestando mais a atenção no Coach do que na metodologia em si.

A interação entre Coach-Coachee é fundamental durante todo o processo de coaching e deverá existir um sinergismo entre vocês.

As sessões de coaching deverão ser motivadoras, inovadoras e não uma obrigação e um martírio. É nesta hora em que você estará se descobrindo e não se rejeitando. Um processo de Coaching pode ser motivador ou doloroso. Se a segunda opção fizer parte de você, fuja, porque é enganação pura.

Quando se torna motivador, é um ótimo sinal de que você está começando a enxergar soluções para a realização das suas metas, e isso traz uma sensação de realização pessoal imensa. É isso que você deverá prestar atenção na hora do seu atendimento.

Para isso, é do seu direito pedir uma demonstração de uma sessão de coaching para que você se sinta mais seguro quanto a este profissional.

O importante é que você tenha a sensação de descoberta, já na primeira sessão. É fundamental um Coach fazer perguntas que vão direto ao ponto e dar o feedback, ponto marcante durante cada sessão.

Alguns Coaches oferecem a primeira sessão gratuita e caso o cliente queira seguir com este processo, esta primeira sessão será considerada como a primeira sessão paga ou do contrário, esta sairá de graça.

Existem outros profissionais que cobram a primeira sessão mas que se propõe a devolver o valor caso o cliente não fique satisfeito.

Existem várias formas de se trabalhar com o Coaching e muitos profissionais estão abertos à negociação.

mulher-2

#5- Observe se o profissional se comporta de forma mecânica; ele fazendo a pergunta e você respondendo, sem explorar mais o assunto e nem dando um “feedback”.

Sessões pré-formatadas e predefinidas com assuntos rotulados a cada sessão só trará desmotivação e não te levará ao cumprimento de suas metas.

Somente você sabe o que é melhor para você e não será o Coach que ditará as regras. Se o profissional se comporta assim…Fuja!

#6- Fuja daqueles que correm atrás de você para ser contratado

Se você contactou uma pessoa que se diz Coach, e você disse a este profissional que irá pensar na possibilidade de fazer o processo, e este profissional começar a te ligar, enviar emails pedindo respostas, oferecer descontos, facilidades de formas de pagamento… Fuja!

Nenhum profissional Coach qualificado fará isso, eu te garanto!

O Coaching é uma escolha e este processo de reflexão deverá ser transformador e livre e não submisso e opressor.

Além do mais existe uma ética a ser cumprida pelo profissional Coach qualificado.

O que um profissional desta área precisa fazer é responder todas as dúvidas solicitadas pelo cliente e deixá-lo livre na sua escolha.

thumb-up-605738__180

#7- Busque referências sobre o Coach

Uma outra maneira de você descobrir o profissionalismo deste Coach é buscar referências quanto ao seu trabalho.

Toda vez que você buscar um profissional Coach, peça alguém para te indicar um. Temos o Facebook, Linkedin e tantas outras redes sociais e de buscas, que poderão te ajudar nesta hora.

Assim que você encontrar este profissional, tenha uma conversa com ele. Se você perceber, ao final da conversa que descobriu uma resposta que te acrescentou valor, não sendo um conselho (o que é consultoria), nem um ensinamento (que é mentoring) e nem uma solução pronta (que é terapia), contrate este profissional imediatamente, pois será ele quem o auxiliará na busca de seus objetivos.

Diante tantas opções no mercado na área de Coaching, aquele que desconhece esta área acaba sendo levado pelo desconhecimento a cometer erros na hora de uma decisão importante na vida.

É fundamental que você seja o maior colaborador na seleção da qualidade dos profissionais Coach, seja você uma pessoa que está em busca dos seus objetivos ou até mesmo um profissional da área do Coaching.

Existem excelentes profissionais Coaches que a cada dia vem conquistando através do seu trabalho e dedicação o seu espaço na busca de ajudar os seus semelhantes a conquistarem suas metas, tornando assim o Mundo melhor.

Cabe a cada um de nós sabermos escolher o profissional qualificado para isso.

Eu e tantos outros profissionais estamos aqui para te ajudar a escolher sempre o melhor e que você possa, de fato chegar ao topo nas suas realizações.

Saúde & Sucesso

Até o próximo post 😉

Penha Mullett

Especialista em Emagrecimento Quântico

Facebook Twitter Google+ WhatsApp

Gostou do Artigo? Compartilhe Com os Amigos :)

Seja o Primeiro a Receber Nossos Artigos. Assine Nossa Newsletters Agora!