O que é Coaching e como se beneficiar com esta metodologia

Talvez este seja seu primeiro contato com o significado do coaching, ou até mesmo já ouviu falar sobre o assunto, porém ainda não teve a oportunidade de entender melhor, já que se trata de uma metodologia que vem despertando a curiosidade de várias pessoas no mundo inteiro pelos resultados positivos que vem sendo divulgados.
Coaching é uma metodologia que foi criada na década de 50 nos Estados Unidos, inicialmente dentro do meio esportivo por treinadores para motivar profissionais de esportes individuais como o tênis ou o esqui.
No Brasil, o coaching surgiu na década de 70, também através do esporte, seguindo então para o mundo dos negócios, sendo utilizado por inúmeras empresas de grande porte que obtiveram altos índices de resultados positivos.
Timothy Gallwey é considerado o “pai do Coaching” e ele descreve com detalhes toda a história em seu livro “ O Jogo Interior de Tênis”, aonde faz uma abordagem psicológica do significado de vencer na vida.
O Coaching tem como objetivo principal aumentar os níveis de resultados de uma pessoa, empresas ou grupos com técnicas, ferramentas e metodologias, através de uma parceria entre o Coach (profissional habilitado) e o Coachee (cliente).
É considerado a melhor e maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade, pois as respostas procuradas estão dentro do coachee (cliente), e o profissional tem como função estimular a autonomia do cliente, capacitando-o a identificar os obstáculos interno e externos que o impedem de conquistar seus objetivos e os recursos internos e externos de que dispõe ou pode dispor para conquistar o sucesso.
A partir dai, o cliente será motivado a pôr em prática um plano detalhado de ações que o conduzirão ao seu objetivo.
Para isso, é muito importante fazer a escolha certa do profissional, caso contrário, aquilo que poderia ajudar a pessoa, grupo ou time, poderá se transformar em algo mais problemático.
Um profissional Coach qualificado, além logicamente de ser certificado por uma Instituição, deverá possuir alguns atributos e habilidades, tais como como:
# Comunicação
# Motivação
# Planejamento
# Transformação
# Visão Sistêmica
# Ética e Caráter
# Conhecimento profundo das técnicas de Coaching e saber usá-las no momento certo e identificar o momento quando não funcionou naquela situação para seu cliente.
Coaching é um processo que busca mudanças positivas e duradouras com a vantagem de obter resultado(s) em um curto espaço de tempo.
Em curtas palavras, o Coaching é tirar um indíviduo de seu estado atual e conduzi-lo ao estado desejado, de forma rápida e satisfatória sem a influência de terceiros.
O papel do Coach (profissional habilitado) será em aplicar as técnicas em seu cliente, de acordo com cada caso, estimulando, apoiando e despertando todo o potencial infinito que já existe dentro dele, através de perguntas específicas e ao final de cada sessão fazer a aplicação das tarefas (chamado “to do”) que são combinadas com o Coachee (que ele mesmo se dispõe a fazer), fazendo com que o cliente se aproxime cada vez mais de seu(s) objetivo(s). A cada novo encontro é perguntado ao cliente sobre o cumprimento da (s) tarefa (s).
É uma metodologia que trás uma oportunidade ao Cliente de visualizar claramente suas necessidades e o que o que está impedindo de obter o sucesso.
Esta metodologia à princípio gerará no cliente autoconhecimento e autoconfiança, quebrando a barreira que o limita a descobrir todo o potencial que já existe dentro dele e que ele muitas vezes desconhece..
Estas descobertas são feitas à cada sessão e por isso a importância de se realizar as tarefas para o desenvolvimento do processo e atingir suas metas de forma objetiva indo direto ao ponto.
É muito importante entender que todo o processo individual (self coaching) é conduzido de maneira confidencial, mesmo que uma outra pessoa apresente o Coaching para um parente ou amigo para ajudá-lo, o Coach (profissional) jamais deverá compartilhar das informações que foram dirigidas durante o encontro.
As sessões individuais (self coaching) ou em grupo (executive ou business coaching) poderão ser realizadas semanalmente ou quinzenalmente ou até mesmo mensalmente, dependendo de cada caso, com duração média de 60 a 90 minutos cada, definidos em comum acordo entre o profissional e cliente.
Outro fato muito importante a saber é não confundir Coaching com terapias, auto ajuda, consultoria, mentoring ou aconselhamento.
O principal é entender que o Coaching não fornece as soluções prontas para o cliente, como já foi dito anteriormente. O cliente busca suas próprias respostas que já existem dentro dele.
Afinal, em que momento saber exatamente quando utilizar esta metodologia?
Se você pretende atingir alguma meta e está tendo, por alguma razão dificuldade em executá-la, o momento é este.
Agora, se você está em busca de soluções prontas para suas metas, o Coaching não te ajudará nesta parte.
Espero ter ajudado você a entender sobre como funciona o processo de Coaching.
Em outro artigo deixo explicações com conceitos básicos entre Coaching, Coach e Coachee, elaborado pela Sociedade Brasileira de Coaching®
Clique AQUI para saber detalhes destes conceitos.
Quer mais detalhes à respeito do Coaching e como ele trabalha na área do emagrecimento?
Clique AQUI e saiba mais.
Até o próximo post 😉
Penha Mullett
Especialista em Emagrecimento Quântico