Scroll Top
Home | Emagrecer com METHA
Facebook | Emagrecer com METHA Google+ | Emagrecer com METHA Twitter | Emagrecer com METHA Instagram | Emagrecer com METHA YouTube | Emagrecer com METHA LinkedIn | Emagrecer com METHA
Pequenos Ajuste na Sua Alimentação, Grande Diferença em Sua Saúde!

Descubra em "Emagrecer: Verdades & Mentiras " - Ebook Totalmente Gratuito Com Mais de 60 Páginas de Pura Informação, As Principais Dúvidas Sobre Nutrição e Alimentação E Os Principais Motivos Fisiológicos De Você Não Estar Conseguindo Emagrecer de Vez.

Ebook Escrito Por Uma Especialista em Emagrecimento : Nutricionista + Coach (Life & Holossistêmico) + Instrutora de Autoconhecimento

O que é Coaching e como se beneficiar com esta metodologia

O que é Coaching e como se beneficiar com esta metodologia
Facebook Twitter Google+ WhatsApp

Talvez este seja seu primeiro contato com o significado do coaching, ou até mesmo já ouviu falar sobre o assunto, porém ainda não teve a oportunidade de entender melhor, já que se trata de uma metodologia que vem despertando a curiosidade de várias pessoas no mundo inteiro pelos resultados positivos que vem sendo divulgados.

Coaching é uma metodologia que foi criada na década de 50 nos Estados Unidos, inicialmente dentro do meio esportivo por treinadores para motivar profissionais de esportes individuais como o tênis ou o esqui.

No Brasil, o coaching surgiu na década de 70, também através do esporte, seguindo então para o mundo dos negócios, sendo utilizado por inúmeras empresas de grande porte que obtiveram altos índices de resultados positivos.

Timothy Gallwey é considerado o “pai do Coaching” e ele descreve com detalhes toda a história em seu livro “ O Jogo Interior de Tênis”, aonde faz uma abordagem psicológica do significado de vencer na vida.

O Coaching tem como objetivo principal aumentar os níveis de resultados de uma pessoa, empresas ou grupos com técnicas, ferramentas e metodologias, através de uma parceria entre o Coach (profissional habilitado) e o Coachee (cliente).

É considerado a melhor e maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade, pois as respostas procuradas estão dentro do coachee (cliente), e o profissional tem como função estimular a autonomia do cliente, capacitando-o a identificar os obstáculos interno e externos que o impedem  de conquistar seus objetivos e os recursos internos e externos de que dispõe ou pode dispor para conquistar o sucesso.

A partir dai, o cliente será motivado a pôr em prática um plano detalhado de ações que o conduzirão ao seu objetivo.

mulher-8

Para isso, é muito importante fazer a escolha certa do profissional, caso contrário, aquilo que poderia ajudar a pessoa, grupo ou time, poderá se transformar em algo mais problemático.

Um profissional Coach qualificado, além logicamente de ser certificado por uma Instituição, deverá possuir alguns atributos e habilidades, tais como como:

# Comunicação

# Motivação

# Planejamento

# Transformação

# Visão Sistêmica

# Ética e Caráter

# Conhecimento profundo das técnicas de Coaching e saber usá-las no momento certo e identificar o momento quando não funcionou naquela situação para seu cliente.

Coaching é um processo que busca mudanças positivas e duradouras com a vantagem de obter resultado(s) em um curto espaço de tempo.

Em curtas palavras, o Coaching é tirar um indíviduo de seu estado atual e conduzi-lo ao estado desejado, de forma rápida e satisfatória sem a influência de terceiros.

O papel do Coach (profissional habilitado) será em aplicar as técnicas em seu cliente, de acordo com cada caso, estimulando, apoiando e despertando todo o potencial infinito que já existe dentro dele, através de perguntas específicas e ao final de cada sessão fazer a aplicação das tarefas (chamado “to do”) que são combinadas com o Coachee (que ele mesmo se dispõe a fazer), fazendo com que o cliente se aproxime cada vez mais de seu(s) objetivo(s). A cada novo encontro é perguntado ao cliente sobre o cumprimento da (s) tarefa (s).

É uma metodologia que trás uma oportunidade ao Cliente de visualizar claramente suas necessidades e o que o que está impedindo de obter o sucesso.

homem-3

Esta metodologia à princípio gerará no cliente autoconhecimento e autoconfiança, quebrando a barreira que o limita a descobrir todo o potencial que já existe dentro dele e que ele muitas vezes desconhece..

Estas descobertas são feitas à cada sessão e por isso a importância de se realizar as tarefas para o desenvolvimento do processo e  atingir suas metas de forma objetiva indo direto ao ponto.

É muito importante entender que todo o processo individual (self coaching) é conduzido de maneira confidencial, mesmo que uma outra pessoa apresente o Coaching para um parente ou amigo para ajudá-lo, o Coach (profissional) jamais deverá compartilhar das informações que foram dirigidas durante o encontro.

silencio2

As sessões individuais (self coaching) ou em grupo (executive ou business coaching) poderão ser realizadas semanalmente ou quinzenalmente ou até mesmo mensalmente, dependendo de cada caso, com duração média de 60 a 90 minutos cada, definidos em comum acordo entre o profissional e cliente.

Outro fato muito importante a saber é não confundir Coaching com terapias, auto ajuda, consultoria, mentoring ou aconselhamento.

O principal é entender que o Coaching não fornece as soluções prontas para o cliente, como já foi dito anteriormente. O cliente busca suas próprias respostas que já existem dentro dele.

Afinal, em que momento saber exatamente quando utilizar esta metodologia?

Se você pretende atingir alguma meta e está tendo, por alguma razão dificuldade em executá-la, o momento é este.

Agora, se você está em busca de soluções prontas para suas metas, o Coaching não te ajudará nesta parte.

Espero ter ajudado você a entender sobre como funciona o processo de Coaching.

Em outro artigo deixo explicações com conceitos básicos entre Coaching, Coach e Coachee, elaborado pela Sociedade Brasileira de Coaching® 

Clique AQUI para saber detalhes destes conceitos.

 

Quer mais detalhes à respeito do Coaching e como ele trabalha na área do emagrecimento?

Clique AQUI  e saiba mais.

Até o próximo post 😉

Penha Mullett

Especialista em Emagrecimento Quântico

Facebook Twitter Google+ WhatsApp

Gostou do Artigo? Compartilhe Com os Amigos :)

Seja o Primeiro a Receber Nossos Artigos. Assine Nossa Newsletters Agora!